terça-feira, 21 de setembro de 2010

Nau dos Delirantes - Parte Um




Era de seda, sentiu assim que tocou a carne. Um musgo esverdeado escorria pelo pescoço e pendia para o lado. Frio que nem a noite solitária. A mulher sequer atrevia-se a olhar para trás. Conserva-se ajoelhada na margem esquerda do rio e retinha por entre as mãos a âncora do barco partido. Madalena é uma alcunha que condena, já dizia a avó do mato. Havia mais de dois dias de desalento e nenhum sinal dos céus ou assobio alvissareiro dos ventos. A hora da partida do timoneiro, daquele que deixou sua vida à deriva, não cabia nas horas de espera. A mulher jurou para os santos que só sairia dali amarrada ao seu homem. Nem promessa era aquela ausência de razão.
Logo nas primeiras horas, gente de todos os lados, passava, entreolhava-se e zombava da mulher chorosa agarrada ao cais. Alguns acreditavam que era questão de minutos e a saudade se recolheria em busca de terra firme. Madalena nunca foi uma mulher de trocar sentimentos, muito menos de fazer fita. Assentou-se à beira do Amazonas e viu o navio gaiola seguir altaneiro na direção de Santa Maria de Ojeal. Era setembro dos ventos e das ondas orbitais. Antes de subir no barco, Orelano pousou os olhos nos seios fartos da mulher, nos olhos amarelados de cobra peçonhenta, na sua pele luminosa da cor de manga rosa e tremeu de cima abaixo. Antevia a dificuldade de seguir, tendo que abandonar a fêmea que o fez acordar. Mesmo um homem que parte pode ficar atado ao desejo.
Após o primeiro dia, uma multidão de curiosos foi cercando a mulher ancorada, por assim dizer. Quem a indagava se queria comer, beber um gole de água respondia – minha fome e minha sede têm nome. Mandaram chamar o padre até a beira do rio, mesmo não sendo o dia das confissões. Enquanto isso, um grupo de mulheres decidiu ‘puxar’ um pai-nosso, seguido de três ave-marias, rogando a Deus conformação. Tanto alvoroço e, renitente, a mulher apenas aguardava o milagre do retorno. Finalzinho da tarde do terceiro dia chegou o padre. A sede, a fome e o sol úmido dos trópicos já quase faziam a mulher delirar. Ele aproximou-se de Madalena, também em posição de circunflexão, e indagou o motivo de tanto pesar. A mulher sustentou seus grandes olhos fixos em direção a vista turva do padre e apenas interpelou – você já amou monsenhor?

19 comentários:

  1. que bonita história de espera,glória. um beijo. <3

    ResponderExcluir
  2. O que vai ser isso? Novela, romance?

    O ponto de partida é interessante, mas ainda é prematuro dizer mais. Vou acompanhar.

    ResponderExcluir
  3. Amor tão ancorado. Exasperado é o que é... À margem do rio Amazonas debruçei-me, com a sede da mulher. Belo o expressionismo nos olhos perdidos da Madalena.

    ResponderExcluir
  4. Amor tão ancorado. Exasperado é o que é... À margem do rio Amazonas debruçei-me, com a sede da mulher. Belo o expressionismo nos olhos perdidos da Madalena.

    ResponderExcluir
  5. pois quando vejo a foto logo me digo que difícil será acompanhá-la a força, a energia ali contida naqueles cabelos ao vento e nas costas que não vê se têm olhos. mas então vem uma palavra atrás da outra e a foto, tão forte, se diminui até virar ponto, nem ponto final mas vagabundo ponto, a buscar espaço que o queira na história. e a história cresce até lugar que não se discute, que é sua substância, e então só é possível vivê-la - acabe ela aqui ou prossiga além.
    é o milagre de quem sabe escrever.

    ResponderExcluir
  6. Hmmm...interessante ponto de partida, que na realidade é a espera, a chegada.
    Fico no aguardo do desenrolar.

    :-)

    ResponderExcluir
  7. pois quando vejo a foto logo me digo que difícil será acompanhá-la a força, a energia ali contida naqueles cabelos ao vento e nas costas que não vê se têm olhos. mas então vem uma palavra atrás da outra e a foto, tão forte, se diminui até virar ponto, nem ponto final mas vagabundo ponto, a buscar espaço que o queira na história. e a história cresce até lugar que não se discute, que é sua substância, e então só é possível vivê-la - acabe ela aqui ou prossiga além.
    é o milagre de quem sabe escrever.

    ResponderExcluir
  8. O amor e suas intermináveis perguntas, tantas vezes sem respostas... lindo demais, Glória!

    ResponderExcluir
  9. Nossa! forte, intenso, febril.
    Tão bom quando você escreve Glória. É um presente que aguardo ansiosa.

    ResponderExcluir
  10. Promete, hein! Muito lindo! Você é uma mágica das palavras.
    Carlos

    ResponderExcluir
  11. maravilhoso texto, Glória!

    muito interessante os elementos regionais que você traz para uma história que é universal.

    um beijo grande,

    Talita
    (@taprates)
    História da minha alma

    ResponderExcluir
  12. Vê-se a dificuldade em partir
    Amor ancorado, desejo atado
    Antevê-se improbabilidade em chegar
    Gaiolas não voam
    Será, monsenhor?

    ResponderExcluir
  13. Fantástico conto, envolvente, intenso, com leve toque de profanação sagrada que torna picante a comunhão sutil de almas.

    ResponderExcluir
  14. Que lindo Glória!
    Adorei a parte "era mulher de não trocar sentimentos..."
    Quanto sentimentos se troca por aí...rs
    Que bom quando podemos colocá-los no lugar.
    Maravilhoso, parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  15. A sensação que eu tenho é de estar vendo as cenas descritas, vivas, nas palabras da Gloria.Uma delicia diaria essas gotículas de pura agua, que reluz como de uma fonte de aguas cristalinas.Lindos seus poemas.Fprte abraço.@realidsor

    ResponderExcluir
  16. Parabéns. É a glória de uma Diógenes. Que sabe(amente) sabe SER nas palavras. Que lavra cada uma, como quem mestre enSINA. E a sina de todos nós é aprendizarmos com ela.
    De tudo q vc esCREver, eu CREIO. E gosto que Fortaleza tenha essa presença digna.
    Sou seu fã.

    ResponderExcluir

Ventanias