sábado, 22 de novembro de 2008

De olhos bem abertos


A aquarela subiu a linha da serra. Tudo verde, tão verde que o mato parecia derramar-se sobre o asfalto e perfurar de mansinho o amor que foi ficando cinza. Eu consenti? Uma cor pode encobrir às outras como anteparo de vida? Imagino que a tristeza é monocromática, assim como a desesperança. Cada curva de subida anunciava a boa nova: vermelhos exibidos feito batom carmim, azuis de anil, de céu em ventania, amarelos feito favos de mel. Eu era cega “ou me fazia”? Tudo aquilo sempre esteve ali e agora que eu via?

Os galos tinham penas brilhantes, a folha da zabumba lambia o caminho, a horta do Zé Maria exibia uma couve grandona que nem vitória-régia, o bebum dormia desde o outro dia, o açude do M. Dias tinha água até a barragem, a grama já recobria a terra do quintal e os abacates pareciam pérolas verdes enfeitando a pequena árvore. Onde estive que nada me invadia?

Dona Cosminha, a senhorinha de noventa anos, minha amiga da Linha bem que já havia me prevenido - felicidade é sentir-se grata todos os dias. E eu estava bem mais que isso. Consegui receber as dádivas e tomá-las como alimento e festa. Vontade de pegar a manga entre as mãos rasgá-la e chupar até o amarelo deslizar. De preferência sentada na pedra marrom-esverdeada que permite debaixo da árvore vislumbrar serra e sertão. Assim fiz. E lá fiquei por um tempo. Depois, experimentei olhar outra paisagem. Agora, de olhos fechados vejo todas as cores. Será que é isso que chamam de alegria?

4 comentários:

  1. O tempo das cores, quando a maravilha da natureza vêm habitar nosso coração como uma suave melodia é o tempo de quem está com a alma leve. A alegria existe para quem consegue ver com os olhos de dentro, para sentir o gosto real de ser livre, encontrando outros mundos, degustando sabores, contemplando o espetáculo da vida com fome de manga. Aquela manga.
    Grata, Glória, pela alegria das sensações.

    ResponderExcluir
  2. Glória, obrigado por visitar meu blog e sempre deixar palavras tão doces e amáveis. Boa semana para você! Tudo de bom! S.A.

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo sessão Glória. Com muito prazer e honra. Lendo cada post com cuidado e apreciando cada palavra. As cores dos olhos fechados, que ao abri-los vê as cenas de uma forma distinta. É uma forma de olharmos os dias, que por vezes passa sem cores, pois sua velocidade é tamanha e nossa pressa é imensa. Contente te leio e deixo meu abraço.

    R.Vinicius

    ResponderExcluir

Ventanias