sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Amigas


Ela nasce junto comigo. No escuro, tambores produzem um som simulando os movimentos da respiração. A voz forte e quente de Milton Nascimento ressoa rasgando o ano de 1987 - “tudo que move é sagrado”. Fecho os olhos e percebo a presença dela, o lúmen de sua vida ali anunciada feito música, feito sinfonia de seres encantados. Nove meses depois, chega Isadora. Após uma leitura intensiva da biografia de Isadora Duncan, marcada recorrentemente pela indagação – por que nunca dancei? Ela vem ao mundo ensaiando seus próprios movimentos, embalada por passos tão marcadamente dela, em coreografias de vida que se arriscam para além da ponta dos pés. Eu vi, logo. Quando chora o nascimento, abro os olhos e sou apresentada aquela criaturinha apinhada de brotoejas, faminta e cheia de orgulho por ser dona do dedo que a consolava cada vez que o levava à boca. Desconcertava-me diante de sua presença. Seu choro eram torrentes de dor, anúncios de fome em alto volume, sirenes da vontade imperiosa de ser acalentada. Onde ficaram todos os meus desejos sem-vergonha, distantes da racionalidade prevista? Eu desisti antes de tanto coisa. Isadora, nunca! Que acontece com essa meninha que apenas come quando tem vontade, que passa quase o dia todo dispondo do meu leite, que aponta muito cedo o dedo para o mundo ao seu redor e repete, até a exaustão: eu quero, eu quero, eu quero! Cada chupeta que eu tentava substituir pelo dedo, ela expulsava da boca com uma cara banhada de indignação. Então, criei estratégias. Molhava de leite a ponta da chupeta, de mel e ela sofisticava também suas expressões de rejeição. Eu me perdia diante das minhas escolhas apartadas dos indícios de vontade. Não sabia o que havia feito de mim quando ela anunciou o seu pavor de fantasmas. Eles retornaram e povoaram nossa fragilidade de meninas. Minha mão agarrada a dela dizia da certeza do mistério e da presença daquilo que a gente nunca consegue ver e nos espreita. Esses fantasmas entraram em nossas vidas por um tempo que não se conta. Abancaram-se entre nós. Cada uma encontrou formas de driblar o temor da escuridão. Você dizendo-se sozinha e eu acreditando no tanto de gente que me rodeava. Eu me fazendo sozinha e você teia de afetos em profusão. Hoje, você está aqui ao meu lado. Enquanto escrevo você assiste na cama um filme sobre Jim Morrinson. Na sua escrivaninha, há um porta-retrato com a foto de duas mulheres encantadas uma com a outra, de riso sorrateiro e uma expressão de quem ama muito e se sabe amada. Logo acima, uma palavra aparece redundante: amigas. Eu nasci junto com ela. Eu vi, logo. Nós, não desistimos né Isadora?

16 comentários:

  1. Glória estava sentindo falta de lê-la; tua literatura é de alto gabarito; tu escreves muitissimo bem. A forma como descreveu a criança querendo a chupeta, o dedo e os dizeres de quero e quero; a amizade. O nome Isadora. Gostei de tudo. Você sempre aumenta a minha curiosidade sobre a escritora que és.

    Abraço,

    R.Vinicius

    ResponderExcluir
  2. Glória,
    Muito linda sua crônica sobre sua filha (que, também, afetivamente, é minha). Isadora é uma das pessoas que mais me comovem no tempo/mundo de hoje. Como cresceu! Em tamanho, em beleza, em sensibilidade, em maturidade.Às vezes ainda me surpreende quando, com todo o cuidado do mundo, vem me falar do que lhe preocupa, do que lhe atinge, em suas/nossas relações. Difícil econtrar - a um só tempo, em uma só pessoa - tamanha carga de inteligência, maturidade, beleza e sensibilidade. Isadora não só faz jus ao nome, como escreve sua própria saga, com delicadeza e firmeza. Mais do que pa(i)drinho, sou cada vez mais seu admirador confesso.
    João Alfredo

    ResponderExcluir
  3. Para mim, mãe da Isadora o Joâo é o pai. Mão acolhedora, gestos e palavras firmes quando necessárias, colo quente...Eu sou grata e Isa assim, rodeada de gente que sente e que não se economiza em nada, é hoje vasta e linda! Também ne?!

    ResponderExcluir
  4. Muito lindas minha mãe e minha irmã. Personagens de uma relação conturbada até o dia em que se colocaram apenas como mãe e filha. A maturidade trouxe uma amizade cúmplice e solidária, sem cobranças. Minha irmã cada dia mais me surpreende e me orgulha. Amo demais...

    ResponderExcluir
  5. Não existe nada mais gratificante do que ler esse texto. Quando vejo você escrevendo "toda a minha história" me sinto muito amada e te digo uma coisa: você com seus gestos e palavras vem me encantando a cada dia mais. Meu amor por você cresce a cada dia, cada hora, cada minuto, pois nós plantamos várias sementes e agora é tempo de colhê-las. Aquela foto em minha escrivaninha representa muita coisa para mim, ela é uma grande conquista de duas mulheres que não desistem nunca. Quero que aquele foto nunca saia do canto que está, quero que ela fique a minha vista, bem pertinho de mim, pois toda vez que a vejo me sinto muito feliz, amada e amando. Poisé mamãe é difícil escrever algo para você..eu com minhas palavras simples e você com sua poesia delicada e linda...mais saiba que eu te amo muito e quero ter muitos momentos felizes ao seu lado. Beijão princesa!

    ResponderExcluir
  6. Tiago, obrigada pelas palavras. É também muito gratificante ver você escrevendo coisas assim sobre mim, fico muito feliz. Saiba que eu te amo muito e que você mesmo não estando o tempo todo ao meu lado é e sempre será um grande irmão e amigo. Te admiro e amo bastante. Beijos ;***

    ResponderExcluir
  7. esse teu texto foi um dos que mais me comoveu, glória.
    talvez porque eu deseje ter uma relação exatamente assim com a minha mãe.
    um beijo
    saudades muitas.

    ResponderExcluir
  8. Glória, que lindo texto falando desse amor de mãe e filha que se reconhecem grandes amigas. Confesso que deu uma mexida aqui por dentro. Chorei um pouco, mas foi um choro de respeito, de quem reconhece o que é sagrado, que sabe o que é um amor que remove as montanhas, como diz a música. O amor que entretece as vidas de Glória e Isadora. Que se cumpra sempre! Abraços (para as duas).

    ResponderExcluir
  9. Que lindo isso Glória!
    Você é a sensibilidade pura que transborda em palavras doces, todo o seu amor.
    Adoro esta música do Milton e adoro o nome Isadora, muitas vezes pensei que se tivesse uma filha um dia, chamaria de Isadora.
    Linda declaração de amor e linda filhota!!
    Que Deus abençôe vcs duas e esta relação maravilhosa que vcs tem.
    Bjo grande!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Soube a pouco que você tem um blog. Resolvi, então, saber de você por aqui. E qual não foi minha surpresa quando vi esse texto. Remete ao momento que vivo hoje com a Melina. Chorei, chorei desavergonhadamente. E ao ler alguns dos outros poemas entendi o porquê me assusta sua presença. Fico meio assim, envergonhada. Mas quem faz isso é a admiração tão grande que sinto cada dia por você. E essa admiração leva a um carinho que, mesmo de longe, penso e torço por você. Bom, agora, posso continuar aprendendo contigo. Ainda aguardamos a visita. Bjo, Luciana Quixadá

    ResponderExcluir
  12. São essas amizades um dos maiores encantamentos que a vida nos proporciona...É leveza, é amor, reciprocidade, companheirismo tudo num mix absolutamente vivaz...

    Muito bom.

    Bj

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Lembro-me de uma vez que minha mãe muito chateada por causa das brigas com a isa, chegou e disse... "nós um dia ainda vamos ser muito amigas, você vai ver..."
    E ai está, uma linda amizade entre mãe e filha. A filha única, a segunda mulher de nossas vidas, da nossa família Diógenes. A mulher forte e determinada que ISADORA, (com letras maiúsculas mesmo), se tornou. Me comove muito vê-las como estão.
    Te adimiro muito minhã irmã!!!
    Beijos, Te Amo.

    ResponderExcluir
  15. Sagrado é o grande amor que existe entre essas duas, amor que foi se construindo e fincando raízes ao longo do tempo e hoje é essa amizade linda descrita tão bem por essa mulher que por onde passa deixa suas marcas. Essa mulher que ao entrar em minha vida causou mudanças que jamais imaginei que pudesse acontecer, foi algo assim inexplicável. Hoje sou uma pessoa totalmente mudada, sei que sou capaz, que posso enfrentar as coisas e levantar a cabeça sempre. Glória você é mãe que todo mundo quer ter, essa pessoa que está sempre ali pra ajudar, mesmo não estando ás vezes por perto, só o simples fato de existir já nos conforta e acalma, e é por isso que seus filhos te amam tanto e eu também. Isa linda saiba que aprendi muito com você também, com sua determinação, essa pessoa que nunca desiste do que quer, e que vai a luta, chora, esperneia, mais sempre com cuidado, sem passar por cima de ninguém. Filha querida, é isso mesmo eu me sinto um pouco sua mãe você mora no meu coração e eu tenho muito orgulho de ter participado e convivido com você ao longo desses anos. Tiago, Davi e Alex calma, eu também amo muito vocês e tenho orgulho de saber que vocês são pessoas do bem, e que só o que querem é ser felizes. Essa família é abençoada e eu sou muito feliz convivendo e participando da vida de vocês.
    Um beijo grande meus amores!!!

    ResponderExcluir
  16. Glória,
    Que texto mais lindo! Me emocionou profundamente não só pelo que escreveu sobre a Isa, mas também os outros textos( o problema é que eu nunca consigo publicar meu comentário). Palavras cheias de sensibilidade que tocam a alma.
    A relação de vocês é linda de ser lida , mas é ainda mais bonita quendo se conhece de perto.
    Eu amo muito todos vocês e as palavras que você e o Tiago me disseram no reveillon não saem do meu coração, muito obrigada por tudo!!
    Um monte de beijos pra Mãe da Isadora!

    Carol

    ResponderExcluir

Ventanias